sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Marcha pelo ensino superior

"O Ensino Superior português vive, nos nossos dias, tempos conturbados a que urge dar resposta, para que, definitivamente, Portugal possa entrar num ritmo de convergência constante com os países mais desenvolvidos.

O facto de as Instituições de Ensino Superior estarem claramente sub-financiadas impede desde logo que essas mesmas possuam as condições necessárias para alcançarem o reconhecimento e a excelência a nível internacional, ficando simultaneamente menos capazes de responder ao desafio da competitividade global.

Não podemos compactuar com a atitude dos actuais responsáveis governamentais que transformam o sub-financiamento numa arma política, fazendo com que o estrangulamento do Ensino superior leve as Instituições a enveredar por um Regime Fundacional, o que para nós não é senão uma desresponsabilização do Estado em relação ao Ensino Superior, algo que é para nós inaceitável.

A par disto, e não menos preocupante é a sucessiva diminuição do financiamento dos Serviços de Acção Social, entidade essencial no garante das condições mínimas de frequência no Ensino Superior.

Não menos importantes, são as questões como o ensino tutorial, como os incentivos e apoios à mobilidade internacional dos estudantes e como a melhor e mais rápida inserção no mercado de trabalho dos recém-licenciados, objectivos da Declaração de Bolonha que ainda não foram minimamente implementados e que para nós representariam um forte melhoramento no actual sistema de Ensino Superior.

Tendo em conta todo este retrato, é da maior importância que a Associação Académica de Coimbra apresente a sua visão para um Ensino Superior de qualidade, capaz de responder às exigências dos tempos modernos.

Adoptando mais uma vez o lema “Não somos contra, somos por”, é tempo de demonstrar mais uma vez à sociedade que a causa estudantil não é uma causa sectária, mas sim uma aposta no desenvolvimento do país.


Assim, os estudantes reunidos em Assembleia Magna aos quatro dias do mês de Novembro do ano de 2009 deliberam:



- Realizar uma marcha, intitulada “Marcha pelo Ensino Superior”, a realizar no dia 17 de Novembro (Terça-Feira), que terá inicio na Cidade Universitária, terminando no Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A mobilização será feita diariamente nas faculdades, através da tradicional distribuição de flyers e cartazes, de intervenções nas aulas e do uso das novas tecnologias."

Jorge Serrote



Dia 17 Novembro, concentração as 10h no lardo D.Dinis

Inscrições no NEB das 11h as 19h.

Sem comentários:

Enviar um comentário