sábado, 14 de novembro de 2009

Pois é! O NEB/AAC não pára, vimos com grande agrado e motivação anunciar que nos associamos ao projecto "Limpar Portugal".

Este projecto baseia-se num projecto anterior, que ocorreu na Estónia, e que foi um sucesso. Tem por base a limpeza de áreas florestais, praias, pradarias, ou seja áreas ligadas com o meio ambiente, por vários pontos do país à mesma hora do mesmo dia, já há mais de 15000 Portugueses inscritos!
Estás à espera do quê para te inscreveres?

Mais informações e detalhes em:
http://limparportugal.org/
http://limparportugal.ning.com/

Sede de Coimbra:
http://limparportugal.ning.com/group/cbrcoimbra


Mais detalhes serão dados na próxima reunião.

Cumprimentos,
NEB/AAC.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Marcha pelo ensino superior

"O Ensino Superior português vive, nos nossos dias, tempos conturbados a que urge dar resposta, para que, definitivamente, Portugal possa entrar num ritmo de convergência constante com os países mais desenvolvidos.

O facto de as Instituições de Ensino Superior estarem claramente sub-financiadas impede desde logo que essas mesmas possuam as condições necessárias para alcançarem o reconhecimento e a excelência a nível internacional, ficando simultaneamente menos capazes de responder ao desafio da competitividade global.

Não podemos compactuar com a atitude dos actuais responsáveis governamentais que transformam o sub-financiamento numa arma política, fazendo com que o estrangulamento do Ensino superior leve as Instituições a enveredar por um Regime Fundacional, o que para nós não é senão uma desresponsabilização do Estado em relação ao Ensino Superior, algo que é para nós inaceitável.

A par disto, e não menos preocupante é a sucessiva diminuição do financiamento dos Serviços de Acção Social, entidade essencial no garante das condições mínimas de frequência no Ensino Superior.

Não menos importantes, são as questões como o ensino tutorial, como os incentivos e apoios à mobilidade internacional dos estudantes e como a melhor e mais rápida inserção no mercado de trabalho dos recém-licenciados, objectivos da Declaração de Bolonha que ainda não foram minimamente implementados e que para nós representariam um forte melhoramento no actual sistema de Ensino Superior.

Tendo em conta todo este retrato, é da maior importância que a Associação Académica de Coimbra apresente a sua visão para um Ensino Superior de qualidade, capaz de responder às exigências dos tempos modernos.

Adoptando mais uma vez o lema “Não somos contra, somos por”, é tempo de demonstrar mais uma vez à sociedade que a causa estudantil não é uma causa sectária, mas sim uma aposta no desenvolvimento do país.


Assim, os estudantes reunidos em Assembleia Magna aos quatro dias do mês de Novembro do ano de 2009 deliberam:



- Realizar uma marcha, intitulada “Marcha pelo Ensino Superior”, a realizar no dia 17 de Novembro (Terça-Feira), que terá inicio na Cidade Universitária, terminando no Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A mobilização será feita diariamente nas faculdades, através da tradicional distribuição de flyers e cartazes, de intervenções nas aulas e do uso das novas tecnologias."

Jorge Serrote



Dia 17 Novembro, concentração as 10h no lardo D.Dinis

Inscrições no NEB das 11h as 19h.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Foi actualizada a informação relativa ao WoC, depois de falar e me informar com o professor Leonel, ele pediu-me para eu ceder o contacto e informação do Professor Armando(o post anterior foi actualizado), estando ele encarregue da parte informática para os alunos da Licenciatura em Biologia.

Qualquer outra questão, devem usar o mail anteriormente mencionado, do GAPE (Gabinete do Apoio ao Estudante).

neb.gape.09.10@gmail.com

Cumprimentos,
NEB/AAC

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Magusto

Andam a circular rumores que o Magusto vai ser adiado ou não acontecerá de todo.
Bem, estes rumores são falso, pois o Magusto vai ser organizado pelo NEB/AAC, que cumpre o que foi dito e estipulado aos alunos de Biologia.

Em caso de chuva, aparece, será dentro do departamento!

WOC

Caros alunos de 1º ano, quem tiver problemas com a rede Web on Campus por favor tente falar com o professor Armando Cristóvão, administrador do WoC.

Armando Jorge Amaral Matias Cristóvão
Telefone: +351 239 833369
Fax: +351 239 822776

E-mail: ajamc@zoo.uc.pt
Observações: Gabinete : Faculdade de Medicina, 2º Piso área da farmacologia sala 212A (corredor voltado para a Sé Nova)

Palestra sobre 'Praxes académicas'

O NEB/AAC em parceria com o professor Xavier Coutinho (Professor da cadeira de métodos e técnicas de citologia e fisiologia) vai organizar uma sessão de esclarecimento sobre 'PRAXE E VIDA ACADÉMICA', para a qual estão convidados todos os alunos interessados.

Terá como objectivo a informação e troca de ideias sobre os seguintes temas:

- Consideraçoes gerais sobre a praxe académica em Coimbra,
- A Praxe ao longo dos tempos,
- Respeito à capa e batina,
- Histórias e o porquê das tradições Coimbrãs,
(...)


Irá realizar-se Sexta Feira, dia 20 de Novembro, pelas 9h no anfiteatro do Botânico



Apareçam!

Torneio de Futsal de Biologia


Esta a ser organizado um torneio de futsal para alunos de biologia.

Serão 4 equipas, com um limite máximo de dez elementos.

Taxa de inscrição: 30€ (se forem 10 elementos, dá 3€ por cada)

Data de realização: 24 e 25 Novembro

A equipa vencedora irá representar o curso no torneio de futsal a nivel da faculdade de Ciências.

Mais informações contactar: Rui Machado, Guilherme Loureiro, Ivo Costa

Autópsias

Fecharam as inscrições para as autópsias, tanto no botânico como pela net. Obrigado, entraremos em contacto.

domingo, 8 de novembro de 2009

E-mail do Gabinete de Apoio ao Estudante

O gabinete de apoio ao estudante disponibilizou um email para os estudantes entrarem em contacto quando necessário.

Qualquer questão que tenhas, sobre qualquer assunto o GAPE está disponivel para te ajudar.
O email é visto diariamente por isso conta com uma resposta rápida, com todo o sigilo e privacidade.

neb.gape.09.10@gmail.com

Inscrições para autópsias

Estão abertas as inscrições para a observação de autópsias no Instituto de Medicina Legal de Coimbra.
Os alunos interessados devem inscrever-se numa folha que será colocada no departamento de botânica ou deixarem aqui o seu nome, numero de estudante e contacto (obrigatório para posterior contacto relativamente a datas).

Como devem saber, não existem corpos disponiveis para autopsiar todos os dias. Deste modo, os alunos inscritos devem estar cientes que a qualquer momento podem receber informação relativa à data de realização da autópsia e ser nesse preciso momento.

Agradecemos que se inscrevam rapidamente pois ainda nos encontramos em negociações com o Instituto de Medicina Legal, o qual nos pediu o número de inscrições para aprovar ou reprovar esta actividade.

BIOMAGUSTO


Na próxima quinta feira, no dia 12 deste mês, o NEB/AAC em conjunto com a comissão do carro 09/10 vai realizar um magusto, para os estudantes de Biologia, mas não só!
Aparece no departamento de Botânica a partir das 19h e tráz os teus amigos!


Haverá castanhas, febras, jeropiga e outras bebidas.

Esperamos por ti, APARECE!

GRIPE A

Como já todos sabem anda aí uma gripe no ar.

A pedido do presidente do núcleo de estudantes de medicina vamos dar conhecimento do site www.uc.pt/gripe, um site criado para responder a todas as tuas duvidas relativamente à gripe A.

Devido à escassez de informação relativa aos cuidados a ter e sobre as medidas a tomar em caso de suspeita de contágio ou sintomatologia indicativa de Gripe A na Universidade apela-se aos estudantes que o visitem

Apresentação


Núcleo de Estudantes de Biologia

Fundado em 1997, o Núcleo de Estudantes de Biologia da Associação Académica de Coimbra (NEB/AAC) é um órgão criado e formado apenas por e para estudantes de biologia.
Como extensão da AAC, o NEB possui a função de te representar a nível pedagógico, perante os órgãos associativos e a sociedade em geral, de uma forma presente e responsável, de diminuir as dificuldades que irás, certamente, encontrar e que a resolução dos teus problemas seja mais célere e eficiente.
Ao longo do ano lectivo, o NEB promoverá diversas actividades, com o intuito de aprofundar os teus conhecimentos, tanto nas vastíssimas áreas que a Biologia abrange, como em temáticas totalmente inovadoras de forma a conceder-te novos “horizontes”.

O NEB também é teu, por isso... Evolui o NEB!